Anatomia do Recém-nascido e da Criança
A anatomia do Bebé e da Criança é dinâmica ligada sempre à adaptação ao meio, são mediadas pelo desenvolvimento neurosensoriopsicomotor destes seres humanos que não são adultos em tamanho pequeno.
A Anatomia Humana é a ciência que estuda o corpo humano micro e macroscopicamente, descrevendo e regularizando as suas estruturas.
A Criança e o Recém-nascido diferem (quanto à sua anatomia) do Humano Adulto, visto que continuamente se modifica, de modo a aprimorar os seus sistemas e se adapta ao novo meio envolvente, ou seja, não ser entendido como resquício embriológico e muito menos uma miniaturização do Adulto.
Recém-nascidos são os indivíduos desde o dia do seu nascimento ate ao primeiro mês pós-natal. Consequentemente, crianças são aqueles indivíduos que se encontram entre a fase do recém-nascido até à puberdade (12 a 14 anos), fase da infância.
- Anatomia da criança e do bebé
Estes sujeitos apresentam tamanhos, volumes de regiões, estruturas, órgãos, formatos e proporções distintos (do adulto) relacionados com as necessidades adaptativas.
Até aos 2 anos de idade, os membros (superiores e inferiores) são iguais em comprimento, a partir daí os membros inferiores alongam se mais, chegando, na fase adulta, a ser 17% mais longos que os superiores.
A cabeça do recém-nascido é cerca de 25% do seu comprimento, mas no ser Adulto é apenas 8%. A face é visivelmente desproporcional (pequena e curta) em relação à caixa craniana, cerca de 12.5% do volume. Por volta dos dois anos a proporção aumenta atingindo 17% do volume, podendo chegar, aos 5 anos, a 25% o que é bastante idêntico ao adulto.
Os olhos são grandes e desproporcionais (em relação ao ser adulto), no entanto o nariz é pequeno e curto, posicionado quase completamente entre os olhos. Os dentes decíduos (conhecidos por dentes de leite) parecem entre os seis e os nove meses, na infância estes são substituídos pelos permanentes, por volta dos 8 anos.
1 De Junho - Dia Mundial da Criança
É um dia em que se reflecte sobre todas as crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações.
Tudo começou imediatamente após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países entraram em crise e não tinham boas condições de vida. As crianças desses países comida, educação (os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal) e alguns nem pais tinham. Devido à falta de dinheiro, muitas crianças tiveram trabalhar para ajudar a sustentar a família.
Em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema e foi assim que nasceu a UNICEF. No entanto, continuava a ser problemático trabalhar para as crianças, visto que nem todos os países do mundo estavam interessados, foi então que a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Com a criação deste dia as crianças (independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social) tinham o direito a: afecto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
O Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
- Em Portugal
Logo desde o início da comemoração do Dia Mundial da Criança Portugal cooperou. No entanto, devido ao regime de Salazarista, nem tudo correu bem.
Apoiava-se a “Declaração dos Direitos da Criança", mas não se fazia nada para que os princípios fossem cumpridos. Mas após a queda deste regime tudo foi cumprido com rigor e os pequenos portugueses tiveram direito a leis próprias que ficaram escritas na Constituição da República.
Apoiava-se a “Declaração dos Direitos da Criança", mas não se fazia nada para que os princípios fossem cumpridos. Mas após a queda deste regime tudo foi cumprido com rigor e os pequenos portugueses tiveram direito a leis próprias que ficaram escritas na Constituição da República.
Sem comentários:
Enviar um comentário